quarta-feira, 31 de julho de 2013

Varanda frontal com vidro

Hoje a laje da varanda frontal foi batida , a fachada começa a tomar forma.

ANTES DA LAJE
Essa é a vista de cima do mezanino onde virá dois degraus e a laje para a varanda frontal



DEPOIS DA LAJE
Aí está a laje sendo batida....


Ops!!! Ainda bem  que não esquecemos de deixar o encanamento para o ralo da varanda (detalhe na foto), facilita na hora da limpeza ou na hora de enxugar se chover dentro da varanda.

Observe os dois degraus de acesso à varanda. 




Essa é a vista frontal da casa já com a laje da varanda,  ela fica um pouco acima da laje d o segundo pavimento devido aos dois degraus de acesso à varanda que foram propositais para dar desnível à casa. 


segunda-feira, 29 de julho de 2013

Medidas na cozinha

Para quem é igual a mim: faz questão de decorar e participar de cada cantinho da casa, saber as medidas de tudo é fundamental. Por isso, reuni aqui algumas figuras da net para auxiliar quem tem as mesmas dúvidas que eu na hora de dimensionar  a cozinha e ficar algo confortável para o uso diário. Afinal, a cozinha é a área mais frequentada aqui em casa.



Observem que a bancada de refeições rápidas nesse caso é mais alta por isso a metragem de 1,10m, mas existem aqueles que optam pela bancada de refeição mais baixa que a da cozinha ou até mesmo aqueles que optam pelo nivelamento de ambas. É bom decidir primeiro qual a sua preferência.

A minha deve ser a nivelada pois quero uma visão ampla da cozinha. 




 Nesse desenho a bancada é mais baixa, mas o que mais me chamou a atenção são as medidas da torre, que é um item que está aparecendo constantemente nas cozinhas de hoje. Com a chegada dos cooktops  o micro-ondas ganhou um companheiro (o forno) e na hora de compor o ambiente o local onde os dois ficam é a torre. Outra coisa importante é saber o quanto a ilha deve ficar (no mínimo de distância da bancada) para se ter uma boa área de circulação mas que os elementos: fogão, pia e geladeira não fiquem muito longe um do outro permitindo agilidade na "lida".



Hum! altura da pia e das bancadas, fundamental. Deve ser de acordo com a altura de quem vai lidar para evitar pias com torneiras muito altas que respigam demais e fazem aquela molhadeira ou pias muito baixas que deixam os mais altas com dores nas costas.




Aqui nesse último desenho que achei na net vão alguns detalhes que nos ajudam a projetar uma cozinha bem planejada e sem transtornos na hora do uso. Olha gente sei que muitas destas medidas o pessoal da marmoraria e o pedreiro "diz que sabe" mas sempre levo em conta que quem vai usar sou eu e o que vale é o que é mais agradável para mim?

Espero que as dicas tenham ajudado alguém.

Marrom: absoluto!

Acho que estava na hora de complementar a postagem: porcelanato como não amá-lo. Pois é, decidi não usar o porcelanato na cozinha, fui até a loja e vi que, pelo menos por aqui, o acabamento em bancadas maiores não é o melhor. Na verdade deve-se usar o rejunte acrílico para que possa disfarçar as emendas que chegam a ser de 1 mm. Mas não foi por isso que deisiti não! O problema maior foi que não se sabe dizer ao certo qual a durabilidade quanto a choques mecânicos, manchas de gordura e superfícies quentes.

Mas ainda não desisti de usar nas bancadas das pias não, fica lindo mesmo e como as bancadas são menores o acabamento fica melhor. E pasmem! tem gente usando porcelanato em corta pingadeira!!! isso mesmo são mais barato, mas isso eu tenho que ver direitinho, fica para um próximo post.

Mas vamos ao que interessa. Tô apaixonada pelo granito marrom absoluto e mandei fazer uns orçamentos das bancadas da cozinha. Aliás detesto marrom para usar em roupas, mas engraçado na decoração acho que fica sofisticado e não cansativo. Inclusive na fachada da casa...

Existem várias pedras marrom.

Marrom tabaco: o mais barato


Marrom imperador: o mais caro (Inclusive há porcelanatos que o imitam perfeitamente e saem mais em conta)
Marrom absoluto: o preço mediando e particularmente para bancada de cozinha o meu preferido.
Então mandei fazer uns orçamentos depois posto os preços.

Quanto à durabilidade eu pesquisei e a melhor referência foi nesse blog: http://obremos.wordpress.com/tag/bancada/.

Não gosto de cozinha cinza acho com cara de industrial, e tb não quero uma cozinha com esses ladrilhos que voltaram à moda parecendo da época da vovó, e nem algo muito moderno tudo inox, daquelas que vc olha e tem a impressão que nunca vão ser usadas !!!!! Aqui em casa a cozinha é pra ser usada!!!

Prefiro aquela dobradinha: sofiscado e aconchegante e é claro nada muito marcante e cansativo, o duro é saber dosar esses elementos. Não sou decoradora, designer e arquiteta mas acho que vai ficar legal. Ou pelo menos espero.

Vou deixar algumas das minhas inspirações.





É bom tentar aproveitar a iluminação natural para não ter que ficar acendendo a luz na cozinha durante o dia. O ideal que a pia fique próximo a janela mas de maneira que não haja incidência de luz direta que lhe impeça de usar a pia a qualquer hora. O fogão deve ficar longe da corrente de ar para não atrapalhar o funcionamento das chamas e a geladeira perto dos outros dois elementos pra que vc possa ter tudo a mão. Uma cozinha grande demais com esses elementos longe são um transtorno, e cozinhar se torna mais cansativo por ter que ir sempre laaááááá longe para pegar ingredientes.










http://www.marmorariahartmann.com.br/site/produtos/granitos

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Porcelanato: como não amá-lo!

Oi gente comecei a pensar definitivamente nos acabamentos da casa, e, hoje, quando se fala em acabamento é impossível não pensar em porcelanato.
Tem pra todos os gostos e bolsos. São simplesmente maravilhosos!!! E melhor eles já estão tomando espaço dos mármores e granitos, fazendo parte de pias de banheiros e cozinhas, nichos e bancadas.
O preço?
Pelo que andei pesquisando não são tão caros assim, parece que batem com o preço de pedras naturais mais sofisticadas e são bem mais baratos que o silestone, nanoglass e marmoglass e todos esses glassss!!! hehehehe.

Fiquei super empolgada né! Sabe como é minha paixão por porcelanato foi a primeira vista, todo aquele brilho e uniformidade da cor fez um sininho soar no meu cérebro.

Estou pesquisando preços e se aqui no interiorrrrr existem profissionais gabaritados para o serviço e tals...

Mas vou deixar aqui umas imagens de como o porcelanato pode ser usado além de piso. Gentem questões como: será aguenta calor? será que mancha? qual é a melhor marca custo-benfício?
ainda não sei mas estou pesquisando e vou postar. Por enquanto vou deixar umas imagens da net só para encher os nossos olhos.









Beijos volto com maiores detalhes.