Foram feitas 6 sapatas e de cada uma delas saem as colunas que sustentarão a base do muro cuja altura é mais ou menos 2,5 m de cada sapata também saem os tirantes, (peça inclinada) repare na foto abaixo.
Última sapata, encostada no barranco, de onde sai uma coluna e um tirante.
Na foto abaixo já não dá mais pra ver a sapata, pois foi recoberta com a terra e já aparece a viga que ficará de fora-a-fora no muro.
Primeira viga da base do muro rente ao terreno e as estruturas em ferro das colunas saindo dela.
Final da terceira semana do muro. Agora sim dá pra entender melhor o que eu estava falando... como dizem uma imagem vale mais de que mil palavras. Essas caixas de madeira são parte dos tirantes que dão a sustentação necessária ao muro...
Tanta trabalheira e pensar que tudo isso vai ficar debaixo da terra... isso mesmo isso aí e a base do muro e vai ser tudo soterrado. Reparem na viga que está nas só nas ferragens ... é a partir dali que vai começar semana que vem o entijolamento (mais 2,5 m), ou seja, a parte visível do muro.
Como prometido aí vão as fotos da última semana do muro...
Essa foto é da última viga da fundação, ao todo foram 3,13 de fundação do muro e os elementos na transversal são os tão falados tirantes.
Agora sim, dá para ver na foto abaixo o entijolamento que é o muro afinal...aff! Na verdade na sexta-feira esses dois vãos já estavam concretados juntamente com última viga em cima, para fazer uma boa amarração.
Quarta semana de Muro!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário