segunda-feira, 5 de maio de 2014

Telhado embutido na platibanda


Estamos essa semana acabando de fazer o telhado. Difícil é passar em frente e ter a impressão que nada foi feito, mas é que foram algumas semanas fazendo o volume para  a caixa d'água, e o telhado.

Teve que fazer um projetinho para colocar duas caixas (1000 e 1500L) e o boiler de 600L dentro do volume. Detalhe...errei na hora de mandar o pedreiro executar...ixi.. Foi dureza mas no fim das contas coube tudo lá dentro.


Volume da caixa d'água, reparem nos detalhes: o pequeno acesso (a portinha) para manutenção e o reboco que não foi feito em todo o volume... é assim mesmo, pq a parte que esta só chapiscada vai ficar debaixo das telhas.

Outra visão do volume:

O BOILER e as duas caixas dentro do volume


Há uma caixa mais alta que a outra. A mais alta (para melhorar a queda d'água) vai abastecer o andar logo abaixo (segundo)  e a mais baixa o primeiro. O boiler deve ficar numa altura acima das placas de aquecimento solar, por isso ficou a uma certa altura da laje, reparem as colunas de tijolo dobrado nas quais ele está apoiado.

A caixa mais alta


Pode parecer simples mas calcular o tamanho do volume é essencial para a estética da casa um volume muito grande destoa de uma casa muito pequena e o contrário tb. No nosso caso o volume faz parte da fachada casa e fazer com que ele fique harmonioso não é tarefa fácil. Depois posto uma foto da casa com o volume e sem o volume.

A calha tem uma boa caída e já pudemos verificar na prática que ela não empossa água, mas como precaução ainda foi passado um impermeabilizante. Ficou assim.



Por fim a estrutura do telhado foi montada em aço, esperando agora as telhas.


Como a estrutura é em aço e não de madeira tivemos que colocar respiros pois durante o dia com o calor e evaporação da água poderia abreviar a corrosão do aço, os respiros ajudam qualquer umidade presente a sair.

Pega a dica!

Em outro post coloco como foram feitos e o que são os respiros.


As telhas...

Foram usadas telhas de fibrocimento (amianto) de 6 mm Eternit.
Agora só falta o arremate e o rufo para terminar. Observem que a calha foi impermeabilizada com um material preto agora está impermeabilizada com um material branco... depois posto os impermeabilizantes usados.

Telhas de fibrocimento colocadas


A princípio iam rasgar a platibanda para encaixe das telhas como vocês observam na foto abaixo, mas como por dentro da platibanda ainda não havia sido emboçado, conclui-se que não haveria necessidade é só colocar as telas no lugar e depois vir emboçando a arrematar na telha.

Para rufo usaremos Fitas auto-adesivas impermeabilizadas... rápido e prático.

Visão do telhado embutido na platibanda


Espero que aproveitem as dicas, até mais!

11 comentários:

  1. OI Gláucia, qual foi as medidas da casinha da caixa d' água para acomodar o boiler e as duas caixas d'agua de sua casa? Obrigado

    ResponderExcluir
  2. OI Gláucia, qual foi as medidas da casinha da caixa d' água para acomodar o boiler e as duas caixas d'agua de sua casa? Obrigado

    ResponderExcluir
  3. Esta calha você fez com somente com concreto, sem usar a calha de metal? Obrigado

    ResponderExcluir
  4. Boa noite, tenho um telhado com telha de 8mm ,e to querendo encher as bicas com massa e depois cobrir com telhas mais finas. Seria possível?

    ResponderExcluir
  5. Glaucia como vc fez a respeito da calha?? Obsservei que ela ee de concreto!

    ResponderExcluir
  6. Glaucia como vc fez a respeito da calha?? Obsservei que ela ee de concreto!

    ResponderExcluir
  7. Quais as dimensões do volume da caixa dágua?? Estou fazendo o projeto da minha casa e estou com duvida, pois vai a caixa de 1000l e o boiler!

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Qual tipo de aço você usou, e qual a bitola para o ripamento?

    ResponderExcluir
  10. Boa noite gostaria de tirar uma dúvida a pessoa q vai instalar o boiler mandou eu levantar 2,5 MTS para instalação do boiler para manocomando está certo isso.. me tire essa dúvida

    Att ELAINE

    ResponderExcluir
  11. Bom dia
    Pretendo colocar uma calha em um telhado embutido mas minha dúvida seria qual posição do telhado em relação a calha? Digo usar menos calha é mais adequado ? caso eu use a calha em outra posição em relação a colocação das telhas de modo que gastaria mais calhas no telhado.
    Obs: telhado em L com corredor à esquerda

    ResponderExcluir