segunda-feira, 5 de maio de 2014

A fachada da casa

Ficou pronta!!!

Só agora pude postar mas já ficou pronta há um tempinho... ririri

Ou quase... é que falta uma beiradinha do lado direito que erá feita quando for rebocada a lateral da casa.


A fachada ainda sem o volume da caixa d'água




Cobogós na platibanda

Os respiros nada mais são que cobogós, os quais, por sua vez, são elementos vazados feitos de concreto ou barro como lajotas vazadas (no meu caso) que permitem a ventilação local.

Serão colocados alguns desses em lugares estratégicos por toda a platibanda permitindo que haja ventilação e saída de vapor d'água que pode abreviar a corrosão da estrutura de metal do telhado.

Detalhe: serão colocados de maneira que não interfiram na estética da fachada da casa...claro. Assim que tiver o resultado posto aqui.

Ai estão...foto do lado fora da platibanda...


Reparem que foi colocado uma tela na parte de fora de todos eles para evitar a entrada de insetos e aves, eles foram pintados antes da colocação a tela será pintada com tinta spray, ainda não sei qual mas deve ser uma tinta plastica para evitar a corrosão.

Pega a dica!

Telhado embutido na platibanda


Estamos essa semana acabando de fazer o telhado. Difícil é passar em frente e ter a impressão que nada foi feito, mas é que foram algumas semanas fazendo o volume para  a caixa d'água, e o telhado.

Teve que fazer um projetinho para colocar duas caixas (1000 e 1500L) e o boiler de 600L dentro do volume. Detalhe...errei na hora de mandar o pedreiro executar...ixi.. Foi dureza mas no fim das contas coube tudo lá dentro.


Volume da caixa d'água, reparem nos detalhes: o pequeno acesso (a portinha) para manutenção e o reboco que não foi feito em todo o volume... é assim mesmo, pq a parte que esta só chapiscada vai ficar debaixo das telhas.

Outra visão do volume:

O BOILER e as duas caixas dentro do volume


Há uma caixa mais alta que a outra. A mais alta (para melhorar a queda d'água) vai abastecer o andar logo abaixo (segundo)  e a mais baixa o primeiro. O boiler deve ficar numa altura acima das placas de aquecimento solar, por isso ficou a uma certa altura da laje, reparem as colunas de tijolo dobrado nas quais ele está apoiado.

A caixa mais alta


Pode parecer simples mas calcular o tamanho do volume é essencial para a estética da casa um volume muito grande destoa de uma casa muito pequena e o contrário tb. No nosso caso o volume faz parte da fachada casa e fazer com que ele fique harmonioso não é tarefa fácil. Depois posto uma foto da casa com o volume e sem o volume.

A calha tem uma boa caída e já pudemos verificar na prática que ela não empossa água, mas como precaução ainda foi passado um impermeabilizante. Ficou assim.



Por fim a estrutura do telhado foi montada em aço, esperando agora as telhas.


Como a estrutura é em aço e não de madeira tivemos que colocar respiros pois durante o dia com o calor e evaporação da água poderia abreviar a corrosão do aço, os respiros ajudam qualquer umidade presente a sair.

Pega a dica!

Em outro post coloco como foram feitos e o que são os respiros.


As telhas...

Foram usadas telhas de fibrocimento (amianto) de 6 mm Eternit.
Agora só falta o arremate e o rufo para terminar. Observem que a calha foi impermeabilizada com um material preto agora está impermeabilizada com um material branco... depois posto os impermeabilizantes usados.

Telhas de fibrocimento colocadas


A princípio iam rasgar a platibanda para encaixe das telhas como vocês observam na foto abaixo, mas como por dentro da platibanda ainda não havia sido emboçado, conclui-se que não haveria necessidade é só colocar as telas no lugar e depois vir emboçando a arrematar na telha.

Para rufo usaremos Fitas auto-adesivas impermeabilizadas... rápido e prático.

Visão do telhado embutido na platibanda


Espero que aproveitem as dicas, até mais!